Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município de Itajaí recebe missão internacional do Fonplata

Prefeito em exercício recebeu missão estrangeira no gabinete para abrir a semana de trabalho
Data de inclusão: 19/03/2018 16:53

A missão de orientação e análise do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) iniciou seu programa de trabalho no Município de Itajaí durante a manhã desta segunda-feira (19). Na sala de reuniões do gabinete, o prefeito em exercício Marcelo Sodré e secretariado recepcionaram os quatro enviados da instituição financeira. O Fonplata garantirá ao Município de Itajaí US$ 62 milhões para uma série de importantes obras de mobilidade, saneamento e reurbanização.

Oscar Baldivieso, chefe da delegação; Oscar Carvallo, especialista de avaliação econômica, Maximiliano Agudo, especialista ambiental; e Hernán Benitez, especialista de avaliação institucional representam o Fonplata em Itajaí. Durante os próximos dias, cada enviado avaliará os projetos e documentos de sua área nas respectivas secretarias e fundações. A visita faz parte do procedimento de empréstimos internacionais.

“Assim como uma missão do Município de Itajaí esteve Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, no mês de fevereiro, agora é a vez deles viram até aqui. Esse é uma etapa fundamental para conquistarmos os recursos para realização de obras tão importantes para o desenvolvimento de Itajaí”, explica Alcides Volpato, coordenador do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí.

Os executivos e secretariado voltarão a se reunir com o prefeito Volnei Morastoni, na quinta-feira (22), para apresentação do andamento dos trabalhos.

Durante o primeiro encontro, o prefeito em exercício acolheu em nome do Município de Itajaí a comitiva internacional. “Ficamos contentes com a visita e agradecemos a presença da missão”. Marcelo Sodré também ressaltou a importância dos investimentos possibilitados pelo fundo internacional ao destacar que o objetivo “não é um projeto faraônico sem retorno ao cidadão. São investimentos que devem gerar novos investimentos, novas receitas com as quais a Prefeitura irá pagar as parcelas do empréstimo”, projeta.

Uma Itajaí mais moderna e sustentável

Os recursos internacionais serão utilizados em todo o Município de Itajaí para um desenvolvimento moderno e sustentável. Estão previstas uma série de obras que vão desde ciclovias, praças e pontes até reurbanizações e binários com prolongamento e implantação de novas vias. O rumo das mudanças foi norteado pelas consultas populares lideradas pelo PEMI 2040 no ano passado, em especial as oito oficinas.

“Durante as oficinas, a população sugeriu ações para o governo”, esclarece Volpato. “E o financiamento é a melhor forma de atender a todas essas necessidades, pois o Município não dispõe de imediato de todos os recursos para realização desses trabalhos que vão garantir mais qualidade de vida para a nossa população”, complementa.

Regras do financiamento e condições de pagamento

Antes mesmo de enviar a carta proposta para o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), o Município de Itajaí foi aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. A liberação levou em conta a capacidade de pagamento do empréstimo ao analisar contas do município.

Na fase atual do processo, os técnicos da Prefeitura de Itajaí apresentam aos executivos do Fonplata os documentos e projetos das obras previstas. Depois, o investimento precisa ser aprovado pelo Senado Federal para depois ser assinado pelo prefeito. Além disso, o Município de Itajaí deverá destinar 20% dos valores nas obras custeadas pelo financiamento como contrapartida.

O pagamento será em 20 anos e as parcelas iniciam a partir do resgate dos valores para os pagamentos. Caso o valor utilizado nas obras seja inferior aos valores do empréstimo o dinheiro volta ao Fundo sem ser cobrado do município. Para Alcides Volpato, os benefícios para Itajaí vão além do investimento financeiro: “As obras planejadas terão duração muito maior do que 20 anos”.

________________________
Informações Adicionais:

Planejamento Estratégico do Município de Itajaí - PEMI 2040
(47) 3341-6001 

Imagens relacionadas

Município de Itajaí recebe missão internacional do Fonplata
Município de Itajaí recebe missão internacional do Fonplata
Município de Itajaí recebe missão internacional do Fonplata
Município de Itajaí recebe missão internacional do Fonplata
Município de Itajaí recebe missão internacional do Fonplata
Município de Itajaí recebe missão internacional do Fonplata
Município de Itajaí recebe missão internacional do Fonplata
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí