Autismo: Saiba como emitir a carteira de identificação oficial em Itajaí

Município tem quase 1.400 carteirinhas já emitidas e oferta serviços especializados gratuitos
Data de inclusão: 01/04/2024 18:21

O Município de Itajaí celebra nesta terça-feira (02) o Dia Mundial de Conscientização do Autismo com quase 1.400 carteirinhas de identidade cidadã emitidas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A emissão do documento é de responsabilidade da Secretaria de Promoção da Cidadania, em parceria com a Associação de Pais e Amigos do Autista de Itajaí (AMA), onde a população deve ir para confeccioná-la.

Ao ter em mãos o laudo com diagnóstico do TEA, a família responsável pelo paciente deve comparecer a sede da AMA, na rua Alberto Werner, nº 668, na Vila Operária, para solicitar a carteira de identificação do autista. Basta apresentar o documento médico, documento pessoal do paciente e do responsável, uma foto 3x4 e comprovante de residência. Será feita a análise documental pela Promoção da Cidadania e a emissão ocorre em até 30 dias. A retirada da carteirinha é na própria AMA.

A carteirinha é uma importante ferramenta para assegurar os direitos da pessoa autista, como atendimento prioritário em todas as instituições e serviços de atendimento ao público, meia-entrada em eventos de entretenimento e gratuidade do transporte rodoviário intermunicipal.

Serviços gratuitos

Por meio da Secretaria de Saúde, Itajaí realiza, em média, 600 atendimentos mensais no Centro Terapêutico Especializado em Autismo (CTEA). Além disso, há convênio com o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II) da Univali e outras instituições para atendimento gratuito de pacientes com TEA. O foco dessas parcerias está no desenvolvimento do potencial físico, psicossocial, profissional e educacional dos pacientes.

Na Rede Municipal de Ensino, atualmente são atendidos 1.817 alunos com TEA. Quando há a necessidade de um acompanhamento individualizado, os estudantes recebem atendimento com uma Agente de Apoio em Educação Especial em sala de aula.

O que é o autismo

O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio no desenvolvimento neurológico que prejudica a organização de pensamentos, sentimentos e emoções. As principais características são a dificuldade de comunicação por falta de domínio da linguagem e do uso da imaginação, a dificuldade de socialização e o comportamento limitado e repetitivo. Os sinais de alerta surgem nos primeiros meses de vida, mas a confirmação do diagnóstico costuma ocorrer aos dois ou três anos de idade.

Autismo: Saiba como emitir a carteira de identificação oficial em Itajaí